Já está disponível o novo mapa interativo do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O novo sistema permite consultar que urgências estão abertas, encerradas ou referenciadas em todos os hospitais públicos do país.
A informação é atualizada permanentemente. Ou seja, também é possível consultar os horários dos serviços. Nos últimos meses, o horário de funcionamento das urgências tem variado conforme as escalas de trabalho definidas pelas administrações das unidades de saúde. Assim, a ideia será tornar a consulta mais fácil para, quem quiser recorrer às urgências, não se deparar com portas fechadas.
Em comunicado, a Direção Executiva do SNS explica que a informação é obtida “ a partir da plataforma onde os hospitais carregam e atualizam de forma permanente as suas escalas de pessoal para as urgências. É a mesma que serve para a referenciação dos utentes através da Linha SNS 24”.
Por isso, o SNS substitui a informação semanal disponibilizada até agora pelo atual modelo.
Estado e horário das urgências em tempo real
“Os cidadãos podem fazer a pesquisa por tipologia de urgência, por região, por unidade local de saúde e por unidade de saúde. Saberão quais são os hospitais mais próximos e que estão acessíveis”, acrescenta o comunicado.
Nas últimas semanas, os problemas nas urgências de ginecologia e obstetrícia e pediatria voltaram a agudizar-se, sobretudo pela chegada do verão. É, por norma, período de férias grandes e as escalas de trabalho ficam comprometidas.
Ainda assim, o Governo garante o cumprimento do plano de verão. Reconhece, no entanto, a dificuldade que a região de Lisboa e Vale do Tejo está a atravessar para garantir as escalas de serviço das unidades materno-infantis dos hospitais públicos.