Web Summit 2024: Mulheres na tecnologia continuam sub-representadas

“Eu não pertenço ao clube dos rapazes”. Este é um dos testemunhos das mil mulheres questionadas no quinto relatório global da Web Summit, relativamente a 2024, sobre a participação das mulheres no mundo da tecnologia.

Os dados divulgados no passado dia 2 de outubro, destacam que as mulheres continuam a enfrentar desafios significativos no setor, nomeadamente ao estarem sub-representadas em cargos de liderança e com dificuldades em obter financiamento de startups.

Os dados principais da Web Summit

Mais de metade das mulheres inquiridas (50.8%) relatou ter experienciado sexismo no local de trabalho, bem como sentirem preconceitos de género inconscientes (63.8%). Além disso, para metade das mulheres, a pressão de escolher entre a família e a carreira ainda é uma realidade. No entanto, a maioria das inquiridas (75%) sente-se empoderada para procurar e/ou ocupar cargos de liderança.

É visto potencial, por 68% das participantes, na Inteligência Artificial para promover mudanças positivas na igualdade de género. Outro dado promissor é que 80% das inquiridas partilham que há uma mulher na gestão de topo na sua empresa. Apesar dos obstáculos, o evento refere a intenção de incentivar as organizações a promoverem mudanças ativas e abrir o debate para a igualde de género no setor tecnológico.

Latest articles

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui