WormGPT, o gémeo do mal do ChatGPT

Criado por um hacker, o WormGPT não se preocupa com ética ou moralidade, podendo ser instruído a realizar tarefas nefastas, como a criação de vírus e tudo o que está associado a práticas ilegais.

O WormGPT foi desenvolvido a partir do código aberto do LLM GPT-J de 2021 e foi treinado com dados relacionados à criação de malware. Basicamente, foi concebido para gerar malware e modelos de phishing por email. Este é claro um exemplo de como algumas ferramentas de Inteligência Artificial podem representar ameaças significativas.

Em muitos aspetos, o WormGPT funciona de maneira semelhante ao ChatGPT. Isto porque recebe pedidos em linguagem humana e, em poucos segundos, gera respostas que vão desde resumos até códigos. 

WormGPT foi “altamente persuasivo”

Num teste levado a cabo pela SlashNext, as capacidades do WormGPT foram descritas como “inquietantes”. Instruíram a IA do chatbot a desenvolver um e-mail de phishing, também conhecido como ataque de comprometimento de e-mail comercial (BEC).

Como era de esperar, o WormGPT foi capaz de produzir um resultado extremamente convincente. Criou algo “notavelmente persuasivo, mas também estrategicamente astuto, mostrando o potencial para ataques sofisticados de phishing e BEC”, conforme relatado.

Adrianus Warmenhoven, especialista em segurança cibernética da NordVPN, apelidou o WormGPT de “o lado maligno do ChatGPT”, conforme relatado pela PCGamer.Explica ainda que o WormGPT surgiu como resultado de um constante “jogo de gato e rato” entre as restrições impostas pela OpenAI ao ChatGPT e a procura dos agentes maliciosos para contorná-las.

Latest articles

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui