Os utilizadores do passe Navegante já podem estacionar gratuitamente em três parques do concelho de Lisboa. A autarquia quer reduzir o número de carros a circular em Lisboa e, assim, permitir que o título dos transportes públicos seja usado para estacionar os carros particulares.
“Com o Passe Navegante já é possível estacionar gratuitamente nos parques EMEL Ameixoeira, Colégio Militar e Avenida de Pádua. O carro fica no parque e a viagem continua de autocarro, metro, comboio ou GIRA. Menos carros. Mais transportes públicos”, escreveu Carlos Moedas na rede social “X”.
A ideia será mesmo ter menos carros a circular. Para já, estão disponíveis perto de 1.000 lugares de estacionamento. Em setembro, o executivo de Carlos Moedas quer aumentar o espaço com mais dois parques. Um em Telheiras nascente e outro em Telheiras poente, em exclusivo para os residentes nas freguesias do Lumiar e Santa Clara.
Além disso, a construção de novos parques de estacionamento permitirá reduzir o fluxo de veículos do centro da cidade. Só em Entrecampos, na antiga feira popular, haverá mais de 500 lugares.
Os parques gratuitos com o Navegante
O parque de estacionamento do Colégio Militar é, talvez, um dos mais conhecidos da lista. Fica situado junto ao Centro Comercial Colombo e das instalações da Agência Lusa. Tem, por isso, 415 lugares disponíveis.
O segundo parque está situado na Avenida de Pádua, junto ao complexo desportivo Sport Lisboa e Olivais e da estação de metro do Cabo Ruivo. Podem estacionar 248 viaturas.
No entanto, o maior parque de todos está situado na Ameixoeira. Estão disponíveis 501 lugares. É o único parque, até agora, a ter disponíveis postos de carregamento para carros elétricos.
O objetivo, lembra o Presidente da Câmara Municipal, é garantir que Lisboa consiga atingir a neutralidade carbónica até 2030. No entanto, Moedas assegura que, até lá, o processo tem de ser executado gradualmente. Atualmente entram em Lisboa mais de 360 mil carros por dia.
Segundo a EMEL, em 2025 Lisboa terá sete parques de estacionamento condicionados aos utilizadores do navegante. Serão mais de 1.900 lugares disponíveis.
Imagens: Câmara de Lisboa