O truque de 15 segundos que vai ajudar com a ansiedade noturna

Para desacelerar a ansiedade que é oriunda dos pensamentos rápidos e intrusivos, não é necessário sobrecarregar a mente. Daniel Amen, psiquiatra certificado e especialista em neuroimagem, recomenda uma técnica de respiração profunda para acalmar a mente.

A técnica envolve uma respiração de 15 segundos: inspirar por 4 segundos, segurar a respiração por 1,5 segundos, expirar por 8 segundos, e depois segurar por mais 1,5 segundos. Repetindo esta sequência por três a quatro minutos, irá conseguir acalmar os pensamentos acelerados.

Caso a respiração não funcione, Amen sugere o exercício físico intenso, que aumenta os níveis de serotonina, conhecida como a hormona do bem-estar. Isso ajuda a aliviar a ansiedade e o stress.

A psicóloga Fairlee Fabrett, do McLean Hospital, afiliado a Harvard, também aponta a ansiedade como a principal causa dos pensamentos acelerados. Descreve como muitas pessoas se concentram obsessivamente em tarefas futuras ou passadas, o que alimenta um ciclo de stress e preocupação.

Outros truques para controlar  a ansiedade noturna

Para além do exercício físico, Fabrett sugere reconhecer conscientemente os pensamentos intrusivos, contar respirações, distrair-se com uma atividade como leitura ou conversa, e até reservar um horário específico do dia para processar esses pensamentos. Essas estratégias podem proporcionar uma sensação de controlo e ajudar a reduzir a ansiedade.

Incorporar estas práticas no dia a dia, seja através de respiração controlada ou atividade física, pode ser uma ferramenta poderosa para combater o ciclo de ansiedade e pensamentos rápidos, promovendo assim um bem-estar mental mais equilibrado.

Latest articles

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui