Um estudo publicado nos últimos dias, dá conta que adultos de meia-idade e idosos que consomem uma dose diária de frutos secos podem reduzir significativamente o risco de demência. A investigação, realizada com 50 mil adultos no Reino Unido, revelou que aqueles que consomem uma mão cheia de frutos secos por dia diminuem o risco de demência em 12%.
Resultados do estudo
Os participantes foram acompanhados durante sete anos. Após ajustarem fatores como idade, sexo e estilo de vida, os investigadores notaram uma redução de 12% no risco de demência. Para quem optou por frutos secos sem sal, o risco de demência foi ainda mais reduzido, chegando a 16%.
Benefícios dos frutos secos na demência
Especialistas sugerem dietas como a frutos secos e a dieta MIND, ricas em vegetais, cereais integrais e gorduras saudáveis, que incluem frutos secos e são recomendadas para a saúde cognitiva. Estudos indicam que os frutos secos, especialmente as nozes, contêm nutrientes essenciais para a função cerebral, como ácidos gordos ómega-3.
Um grupo de investigadores do National Institute on Aging descobriram que o consumo de nozes pode melhorar a memória em pacientes com Alzheimer. Estudos apontam ainda que as nozes são particularmente benéficas devido aos seus componentes neuroprotetores.