Durante o verão de 2024, segundo os dados apurados pelo o site idealista, a oferta de casas disponíveis para venda, em Portugal subiu 5%. No entanto, esta subida no terceiro trimestre, representa também uma desaceleração em relação aos primeiros meses do ano, em que o aumento da oferta foi de 10%.
A cidade do Porto registou um crescimento expressivo de 31%, na oferta de stock imobiliário, estando Vila Real a liderar a lista (35%). No total, foram 13 das 20 capitais distrito que viram o mercado de oferta imobiliário a aumentar, sendo que, em Lisboa, esse crescimento foi mais modesto (5 %).
Boas notícias para quem quer comprar casa em Portugal
Algumas cidades, como Portalegre (-16%) e Viana do Castelo (-14%), em oposição à tendência, registaram uma queda em relação às habitações disponíveis para venda. Já Setúbal, Aveiro e a ilha de São Miguel, segundo os dados revelados, não se registaram variações significativas, comparativamente ao último trimestre de 2023.
Devido à diminuição da inflação e à descida dos juros, no crédito à habitação, o poder de compra e poupança aumentou, o que beneficiou o mercado imobiliário em Portugal, uma vez que a venda de habitação subiu pela primeira vez, em dois anos, nos últimos três meses.