A nortenha Bragança é a cidade mais barata da Europa para estudantes, de acordo com o estudo “Best City for International Students 2023” da Moving to Spain, publicado recentemente.
O aluguer de um quarto no centro da cidade transmontana custa apenas 260 euros por mês, tornando-se a opção mais acessível em comparação com as restantes cidades analisadas.
Em segundo lugar surge de Varna, na Bulgária, com uma média mensal de 333 euros para aluguer de quartos, seguida por Ilmenau, na Alemanha, onde um quarto custa, em média, 350 euros por mês.
Cerveja mais barata da Europa também fica em Bragança
O estudo destaca que Bragança é especialmente atraente para estudantes que têm um orçamento limitado, mas desejam estudar na Europa. A cidade não só oferece um custo de vida mais baixo, mas também apresenta a cerveja mais barata em comparação com as cidades em análise.
Por outro lado, Maastricht, nos Países Baixos, é a cidade preferida pelos estudantes internacionais. Oferece segurança e cursos bem conceituados. No topo da lista das cidades mais desejadas na Europa está Dublin, capital da Irlanda, seguida por Barcelona e novamente Maastricht.
O estudo teve por base o preço da habitação, comparando os valores de aluguer de quartos em diferentes cidades. Embora muitos estudantes na Europa optem por morar em residências universitárias, viver fora do campus pode ser uma escolha mais em conta.