Nunca houve tanto dinheiro depositado nos bancos como agora

Os portugueses nunca tiveram tanto dinheiro depositado nos bancos como agora. Os dados do Banco de Portugal mostram que, em junho, o volume de depósitos de particulares cresceu 6,7% comparativamente a 2022. 

Assim, estão depositados nos bancos portugueses cerca de 186.698 milhões de euros. 

“No final de junho de 2024, o stock de depósitos de particulares nos bancos residentes totalizava 186,7 mil milhões de euros, mais 2,4 mil milhões de euros do que em maio de 2024”, refere regulador, em comunicado.

É, por isso, o montante em dinheiro mais elevado em depósitos desde o início da série, que remonta a 1979. O Banco de Portugal explica, no entanto, que o crescimento está associado a um aumento das responsabilidades à vista que subiram 2.347 milhões de euros.

Dinheiro depositado pelas empresas também cresce

No registo das empresas, também há dados positivos. Em junho, também houve mais dinheiro depositado nos bancos.

“O stock de depósitos das empresas nos bancos residentes totalizava, no final de junho, 65,8 mil milhões de euros, mais 0,1 mil milhões de euros do que em maio de 2024. Este stock apresentou um crescimento anual de 2,8%, o mais elevado desde fevereiro de 2023.”

Já os depósitos a prazo por particulares conseguiram captar, em junho, cerca de seis mil milhões de euros. Apesar do produto estar a perder força, em junho os portugueses tinham mais de 105 mil milhões de euros aplicados nos bancos.

Os depósitos a prazo já foram mais atrativos. Os bancos já estão a rever em baixa as remunerações associadas às ofertas, tendo em conta a já esperada descida das taxas de juro de referência do Banco Central Europeu.

Sérgio Aleluia
Sérgio Aleluia
sergio.aleluia2013@gmail.com

Latest articles

Related articles

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here