As obras foram selecionadas pela Sociedade Nacional de Belas Artes em parceria com a Associação Avenida. São 11 os pontos que fazem parte do “Circuito Art in Avenida”. Tanto as lojas (André Ópticas, Boutique dos Relógios Plus, Livraria Buchholz, Luís Onofre, Pinko, Stivali) como os hotéis (138 Liberdade Hotel, Hotel Valverde Lisboa, Sofitel, The One Palácio da Anunciada, Tivoli Avenida da Liberdade) levam-nos a percorrer uma das artérias mais icónicas da nossa capital. Tudo isto enquanto nos apresenta uma pequena (mas variada) amostra de criações artísticas.
Ana Wever, Fernando Cruz, Alexandra Faria, Carlos Mateus, Irene Gonçalves, Beatriz Cunha, Álvaro Carneiro, Maria Lúcia Veiga, Gilda Carmona, Isabel Ceia e Susana Piteira são os artistas selecionados pela Sociedade Nacional de Belas Artes para exporem os seus originais ao público. O acesso é livre e permite apreciar desde pinturas, esculturas, colagens até fotografia e artes plásticas. Tudo isto enquanto desfruta dos espaços ao ar livre da Avenida da Liberdade.
Como aceder?
Como apoio à participação na iniciativa, a organização disponibiliza um panfleto onde se pode encontrar um mapa que indica a localização das lojas/hotéis e respetivos artistas participantes. Assim, e para não perder nada, poderá iniciar a descida da avenida na rotunda do Marquês de Pombal (com fácil acesso pelo metro, quer através da linha Amarela, quer através da linha Azul).
Depois disso, bastará apenas aproveitar o tempo quente para dar um passeio diferente. Poderá parar em todos os pontos ou selecionar aqueles que lhe despertam especial interesse, indicando ao entrar que pretende ver as obras de arte. Encontrará as peças integradas na estética da loja/hotel, como se fizessem parte da decoração e sempre alguém disponível para o receber.