De acordo com um especialista, uma forma simples de combater o stress é dar um passeio ao ar livre. “A natureza oferece inúmeros benefícios”, afirmou Vanessa Slots, pediatra geral. “Estudos mostram que estar ao ar livre, mesmo que seja apenas sentar-se debaixo de uma árvore todos os dias, reduz o stress, o que por sua vez pode diminuir a pressão arterial, o ritmo cardíaco e os níveis de hormonas do stress, como o cortisol”, explicou.

Além disso e de também aliviar a depressão, passar tempo na natureza pode melhorar a memória e auxiliar pessoas com TDAH. Estar em contacto com a natureza aumenta as hormonas do bem-estar no corpo. Kandi Wiens, investigadora da Universidade da Pensilvânia especializada em stress, resiliência e esgotamento, disse ao New York Post que passar tempo na natureza aumenta as hormonas de bem-estar dopamina e endorfinas.

Stress: Tudo o que precisa são 10 minutos ao ar livre

Estas últimas são libertadas pelo corpo em resposta à dor ou ao stress, mas também durante atividades agradáveis, como estar na natureza, praticar exercício físico, ter relações sexuais, rir, meditar e até mesmo comer chocolate, de acordo com a Harvard Health.

Os efeitos benéficos da natureza na redução do stress podem ocorrer em apenas 10 minutos. Seja a visitar um parque urbano ou a percorrer trilhos na floresta, passar tempo ao ar livre pode trazer um impulso significativo para a saúde mental. E, para os mais preguiçosos, um estudo de 2023 chegou à conclusão de que até o simples ato de assistir a vídeos sobre a natureza pode ajudar nesse processo.

Deixe o seu comentário

Trending

Descubra mais sobre TejoMag

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading