Se teve uma noite mal dormida, fique a saber que existe um suplemento que pode proporcionar-lhe um boost de energia. De acordo com um estudo recente publicado na revista Scientific Reports, uma dose generosa de suplemento de creatina pode melhorar a função cognitiva em pessoas que sofrem de privação de sono.
Os investigadores têm esperança de que esta descoberta possa beneficiar pessoas que necessitam de manter um alto desempenho cognitivo mesmo quando não conseguem dormir o suficiente: médicos, militares e trabalhadores noturnos, por exemplo.
A verdade é que a creatina já é conhecida nos círculos de fitness pela sua capacidade de aumentar os níveis de energia e melhorar o desempenho atlético e a resistência. Estudos anteriores também sugerem que este suplemento pode ajudar na construção muscular e na recuperação pós-exercício.
Os benefícios da creatina
Além disso, combinada com treino de resistência, a creatina demonstrou reduzir o stress oxidativo em todo o corpo e até mesmo pode ter efeitos positivos na redução da ansiedade e da depressão. Apesar de ser geralmente seguro em doses normais, mulheres grávidas ou a amamentar, assim como pessoas com diabetes, doença hepática ou renal, devem evitar tomar este suplemento.
Este estudo, que envolveu apenas 15 participantes, os investigadores administraram uma dose única elevada de creatina ou um placebo a indivíduos que foram mantidos acordados durante a noite para garantir privação de sono. Os participantes foram submetidos a testes cognitivos antes e depois de receberem o tratamento. Cerca de três horas após a ingestão de creatina, os cientistas observaram melhorias na função cerebral, com o efeito atingindo o pico cerca de quatro horas depois e durando até nove horas.
Apesar de o corpo produzir naturalmente creatina em pequenas quantidades, principalmente através do consumo de carne e peixe, muitas pessoas optam por suplementos para aumentar a sua ingestão. A dosagem típica varia entre 3 e 5 gramas por dia para manutenção, podendo chegar até 20 gramas por dia em fases mais ativas, divididas em doses ao longo do dia.